Uns dizem que a pizza surgiu com os egípcios que já misturavam a farinha com água.
Outros afirmam que são os gregos, pois faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. E assim foi parar em Etrúria, na Itália.
Mas os babilônios, hebreus e egípcios já jaziam o"pão-de-abraão", misturando o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. Era muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.
Os fenícios, sete séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa chegou à Itália pelo porto de Nápoles. Inicialmente usava somente as ervas regionais e o azeite de oliva. Mais tarde os italianos acrescentaram o tomate, só que nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população.
Após descoberto na América foi levado a Europa pelos conquistadores espanhóis.
Chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes italianos. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.
O Dia da Pizza é comemorado 10 de julho, desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
Que tal, então, comemorar o dia com uma deliciosa pizza?