É uma data muito importante para a Bahia e para a nossa nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias.
E somente em 02 de julho de 1823 foi que as tropas brasileiras do Exército entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória. E assim, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal.
É festa para os baianos, mas deveria ser para todo o Brasil já que consideravelmente foi a sequência da independência do Brasil e muitos desavisados ainda tem a ignorância de soltar a seguinte pérola: “ é mais um feriado que o baiano encontrou para não precisar trabalhar.”
A falta de informação dos brasileiros deve-se, hoje em dia, não por culpa das entidades educacionais ou gorvenamentais, mas por desinteresse do próprio indivíduo que não se dá o trabalho de ao menos pesquisar, ter a curiosidade de buscar o porquê desta data. Digo isso não pensando naquele cidadão trabalhador que teve um feriado em pleno inicio do mês de julho, mês de férias, mas pensando nos jovens em idade escolar, e/ou universitários, e/ou já doutorados que sem nenhuma pontinha de vergonha simplismente comentam: Sei que é Independência da Bahia só não que independência é essa.
Antes de alguém fazer tal comentário, seria mais inteligente dizer que nunca se importou com a história do Brasil. Isso mesmo, pois hoje com a facilidade que temos de encontrar de um tudo na internet, não precisaria se dar ao trabalho de perder tempo em ir a uma biblioteca, procurar livros de história para ter tal conhecimento.
E eu, como uma legítima baiana, fico indignada de ouvir comentários ridículos de pessoas originárias de outras regiões do país, mas principalmente de pessoas daqui da nossa querida Bahia e então só tenho a dizer:
Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro
Nunca mais o despotismo
Referá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações
Cresce, oh! Filho de minha alma
Para a pátria defender,
O Brasil já tem jurado
Independência ou morrer.
Nunca mais o despotismo
Referá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações
Salve, oh! Rei das campinas
De Cabrito e Pirajá
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será