A lagarta passa grande parte de sua vida no chão, olhando os pássaros, indignada com seu destino e com sua forma. Ela vive pensando:
-"Nossa eu sou a mais desprezível das criaturas, sou feia, repulsiva, e estou a rastejar pela terra."
Um dia, porém, a natureza pede que a lagarta faça um casulo. A lagarta se assusta - jamais fez um casulo antes. Pensa que está construindo seu túmulo, e se prepara para morrer.
Embora indignada com a vida que levou até então, reclama novamente com Deus:
-"Quando finalmente me acostumei com essa vida tão sem emoção, tão sem graça e triste, o Senhor me tira o pouco que tenho."
Desesperada, ela se tranca no casulo e fica esperando o fim de sua vida.
Alguns dias depois, ela se vê transformada numa linda borboleta...
Agora ela pode passear pelos céus, e ser admirada por todos.
Então, aquela lagarta cabisbaixa e desestimulada da vida, agora, transformada em borboleta, se surpreende com o sentido da vida e com os desígnios de Deus.
Só Ele sabe o porquê das coisas que nos acontece, porque passamos certas situações e encaramos certas adversidades da vida.
Se você se considera a pior das criaturas, rastejando, comendo a poeira do chão, lembre-se: Deus tem um plano pra você e na hora certa você irá se surpreender com o que você pode se tornar.
Não deixe que o que seus olhos enxerguem, ceguem o que o seu coração sente.
Você pode até não ver o que tem a sua frente, mas Deus está vendo!
Mesmo que sua vida esteja parecendo com a da lagarta, enxergue-a como se fosse à de uma borboleta, pois com certeza, assim você será mais feliz!
As vezes nos falta a luz da esperança é quando reclamamos e até murmuramos. Mas Deus sempre tem um ensinamento em todas as situações.
Você se sente uma lagarta ou uma borboleta?