Mensagem bíblica

"Descansa no SENHOR e espera nele..." (Sl 37:7)

.

Mensagens para Orkut






....................... Junho de 2011 ..........................




Oração do Dia


Oração
Viva a Mãe de Deus e nossa, Rainha do céu e da terra! Concedei-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre bons e fiéis devotos de Maria Santíssima, Rainha de todas as nações e de todos os homens. Dai-nos, por sua intercessão, a Graça que hoje vos pedimos. Por Cristo Senhor, amém. Mãe e Rainha, rogai por nós.

Santos do dia: Felipe Benízi, Fabriciano, Timóteo, Sinfronio
(22.08.10)

Hoje é dia do Folclore

22 de Agosto - Dia do Folclore Brasileiro

Folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá - Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígina e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto - Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira - Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem - Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água - Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco - É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira - É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça - Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro - Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê - O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

(Fonte:Suapesquisa.com)

(22.08.10)

Mensagens - Para Ser Mais Feliz...


PARA SER MAIS FELIZ...

SEJA OTIMISTA
Encare a vida de modo positivo, e você se surpreenderá, sentindo-se feliz e cheio de energia. Lembre-se: todo mundo gosta de pessoas "para cima" e que transmitem otimismo.
FAÇA PLANOS
Veja a vida como um todo e não deixe que pequenos reveses o desanime. Tente sempre alcançar seus objetivos, sejam eles se tornar presidente, pagar as dívidas ou ter um casamento duradouro. Você encontrará obstáculos no caminho; mantenha o foco na recompensa e evite se aborrecer por pequenos problemas.
TENHA GRATIDÃO
Mostre às pessoas que você gosta delas. Agradeça um colega pela ajuda. Parabenize outro pelo sucesso atingido. Seja educado com o garçom que lhe traz o café da manhã. Ajude aquele morador de rua que você sempre vê. E agradeça por ter uma vida feliz.
APROVEITE A VIDA
Arrume um tempo para você e para as coisas que gosta de fazer, lave seu carro; faça planos, faça pequenos consertos pela casa, assista à televisão; veja um show. Faça de você uma prioridade e faça o que você gosta.Presenteie-se de vez em quando.
MUDE SUA ROTINA
Alterar sua rotina lhe trará novas energias. Tenha uma clara divisão entre trabalho e tempo livre, e deixe espaço para atividades divertidas e momentos de reflexão.
MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS
Lembre-se de como você se sentiu quando recebeu uma ligação inesperada de um velho amigo? Envie um e-mail para alguém ou ligue para amigos e parentes para simplesmente dizer "oi".
SEJA CRIATIVO
Encontre uma atividade na qual você possa extravasar sua criatividade. Pode ser construir ou reformar, desenhar ou pintar, escrever, e até mesmo fazer jardinagem. Não importa se você está ocupado ou sinta preguiça ao fim da semana; se reservar um tempo para atividades criativas você será mais feliz e mais saudável.
ENCONTRE UM AMOR
Compartilhar experiências com alguém que você ame vai aumentar – e muito – sua felicidade. Amor incondicional vai fazer você se sentir seguro e alegre.
CONVERSE COM ALGUÉM
Tenha um melhor amigo com quem você possa conversar sobre qualquer assunto. Ele não vai te julgar ou tentar resolver seus problemas. Ele o escutará porque ele sabe que você fará o mesmo por ele.
PERDOE
Talvez seja hora de perdoar alguém (ou você mesmo) por algo que foi feito ou dito. Se outra pessoa foi promovida ao invés de você, ou se você perdeu seu emprego por causa de uma reestruturação empresarial, reconheça que você não pode voltar atrás. Simplesmente aceite. Recupere o controle sobre a sua felicidade deixando para trás antigas mágoas.
SONHE
Escreva seus sonhos e, aos poucos, realize-os. Você terá novos objetivos, nos quais focalizará suas energias.
SEJA FELIZ
Enfim, faça com que o ambiente em que você vive ofereça oportunidades para reconhecer e aproveitar os aspectos positivos e os bons momentos da vida. Se esforce para ser feliz.

(22.08.10)

RIR É BOM!!!

Medo...
Em uma escola do interior a professora pergunta aos alunos:
- Pedrinho, do que você tem mais medo no mundo?
- Da Mula-sem-cabeça, fessora!
- Mas Pedrinho... A Mula-sem-cabeça não existe!
E você, Mariazinha? Do que tem mais medo?
- Ai, fessora! - disse Mariazinha, aflita
- Eu morro de medo do Saci-pererê!
- Mariazinha... O Saci-Pererê também não existe... Vocês não precisam ter medo dessas coisas... São apenas lendas... Joãozinho, fala pra classe: do que você tem mais medo?
- Ai, tia... Eu tenho medo do Malamem!!!
- Mala Man? - pergunta a professora, abismada
- Quem é esse tal de Malamem, menino?
- Olha, quem é eu não sei, mas todos os dias, antes de dormir, minha mãe pede a Deus:
"Não nos deixe cair em tentação, mas livrai-nos do Mal amem!"
(22.08.10)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

. . . . . . . ATENÇÃO

A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, constitui crime punido com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa, conforme determina a Lei 7.716/89 em seu artigo 20, § 2°.


Quase todo conteúdo deste blog é coletado de outros sites e, sempre que possível, dou os devidos créditos.


Caso algum texto seja seu e gostaria que eu removesse, entre em contato comigo.


Caso queira copiar algo, dê os devidos créditos também.


Deixe um comentário e volte sempre.


Obrigada!


    relojes web gratis

    RIR É BOM!!!

    Mundo dos Recados

    Qual minha idade?


    Uma senhora pergunta a um camarada, tipo gozador:

    - Que idade você me dá??

    • Bem, pela sua pele, eu dou vinte anos...

      por seus cabelos, dezenove...

      pelo seu corpo... eu dou dezoito anos!


    • Oh! Mas, que galanteador!

    • Calma aí! Eu ainda não fiz a soma...

    Recados...

    Comemorações do mês JUNHO

    01 · Semana Mundial do Meio Ambiente

    01 · Dia de Caxias
    01 · Primeira transmissão de TV no Brasil
    01. Dia da Imprensa
    03 · Dia Mundial do Administrador de Pessoal
    03 . Corpus Christi
    05 · Dia da Ecologia
    05 · Dia Mundial do Meio Ambiente
    07 · Dia da Liberdade de Imprensa
    08 · Dia do Citricultor
    09 · Dia do Porteiro
    09 · Dia do Tenista
    09 · Dia da Imunização
    09 · Dia Nacional de Anchieta
    10 · Dia da Artilharia
    10 · Dia da Língua Portuguesa
    10 · Dia da Raça
    11 · Dia da Marinha Brasileira
    11 · Dia do Educador Sanitário
    12 · Dia do Correio Aéreo Nacional
    12 · Dia dos Namorados
    13 · Dia de
    Santo Antônio
    13 · Dia do Turista
    14 · Dia do Solista
    14 · Dia Universal de Deus

    17 · Dia do Funcionário Público Aposentado
    18 · Dia do Químico
    18 · Imigração Japonesa
    19 · Dia do Cinema Brasileiro
    20 · Dia do Revendedor
    21 · Dia da Mídia
    21 · Dia do Imigrante
    21 · Dia Universal Olímpico
    21 · Início do inverno
    24 · Dia das Empresas Gráficas
    24 ·
    Dia de São João
    24 · Dia Internacional do Leite
    26 . Dia do Metrologista
    27 · Dia Nacional do Progresso
    28 · Dia da Renovação Espiritual
    29 · Dia de
    São Pedro e São Paulo
    29 · Dia do Papa
    29 · Dia da Telefonista
    29 · Dia do Pescador


    Powered By Blogger