E altamente benéfico para o nosso bolso.
-Ligue a boca do fogão apenas quando já estiver a panela em que vai cozinhar, assegurando-se que tem todos os ingredientes e utensílios necessários estejam ao seu lado. Qualquer tempo perdido, é gás desperdiçado.
-Sempre que puder, cozinhe com a panela de pressão: necessita menos gás para aquecer e cozinha os alimentos muito rapidamente.
-Habitue-se a cozinhar com as tampas nas panelas! Vai evitar que o calor se evapore o que, por sua vez, vai diminuir o tempo de cozimento e, consequentemente, a quantidade de gás utilizada
-Tenha o cuidado de não encher as panelas com água em excesso: vai demorar muito mais tempo a ferver, gastando, naturalmente, muito mais gás.
-Quando as panelas já estiverem fervendo, reduza a intensidade da chama. Uma chama enorme não vai aumentar a temperatura, nem acelerar o cozimento, por isso, opte por uma chama menor que irá poupar mais.
-Desligue a boca do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado encarregar-se-á de terminar o cozimento dos alimentos.
-Para poder cozinhar de forma eficiente, certifique-se que as chamas do fogão estejam sempre uniformes e azuis. Se verificar que não o estão ou que apresentam uma cor amarela ou alaranjada, pode significar que existe uma obstrução nas passagens do ar ou até mesmo do gás. Apesar de não passar para a chama, o gás está sendo queimado e desperdiçado.