|
OraçãoDeus, Pai, Abba ! Eu hoje Vos louvo dizendo com o Salmista:“Senhor, meu coração não se enche de orgulho, meu olhar não se levanta arrogante. Não procuro grandezas, nem coisas superiores a mim. Ao contrário, mantenho em calma e sossego a minha alma. Tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo. Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre” (Salmo 130 – Abandono em Deus).São Próspero da Aquitânia, rogai por nós. Santos do dia: Guilherme de Vercelli, Próspero, Luano, Adalberto, Orosia, Lúcia, Febronia, Maximus de Turin
(25.06.10)
|
Material: limão, laranja ou bolinha de ping-pong
Objetivo: Mostrar a importância da cooperação de todos para o sucesso de um grupo;
Identificar que dentro de um grupo quando um erra, todos sofrem a consequencia;
Entender que o meu erro pode interferir no bom desempenho do grupo, mas que sempre podemos recomeçar e com a experiência que adquirimos nos ajudarmos mutuamente chegando a vitória.
Perceber que, por mais dificil que algo pareça ser, quando há o esforço e a persistência, conseguimos;
Desenvolvimento:Todos sentados,em círculo ou coluna, um ao lado do outro, sem espaço entre eles, com as pernas juntas e esticadas, não poderão usar as mão. O coordenador coloca o limão sobre as pernas juntas do primeiro e este irá passar ao segundo, colocando nas pernas do outro o limão, com as suas pernas e este passará da mesma forma para o terceiro e assim sucessivamente, até chegar ao último. Quando o limão cair deverá ser reiniciado do primeiro, até conseguirem passar todos sem cair o limão.
É muito divertido. E a medida que vão fazendo eles vão se esforçando mais e tentando um ajudar o outro com dicas de como passar o limão, para que o grupo consiga o objetivo.
Se for um grupo maior (Ex: mais de 26) pode fazer dois grupos e ver quem consegue chegar ao final primeiro, a rivalidade trará mais esforço por parte dos componentes.
(25.06.10)