A soneca da tarde melhora o rendimento e permite que a criança aprenda ainda mais. “O sono leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca. É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens. Quando dorme, libera-se mais espaço para novas informações”, disse Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
Outro benefício é o descanso. Depois de todas as atividades matinais, seu filho precisa de repouso também. Quando isso não acontece, ele pode ficar irritado, e a fala e os movimentos, mais lentos. "O organismo infantil precisa de um descanso durante o dia até completar 4 anos. Dormir de uma a duas horas é reparador e ajuda no seu desenvolvimento", afirma o pediatra Glaucio José Granja de Abreu.
Veja a solução para alguns dilemas na hora da soneca:
Meia-luz para tranquilizar Em casas de famílias numerosas, em geral com muita agitação, estimule a criança a dormir de tarde, deixando o quarto à meia-luz. Aproveite no fim de semana para "sonecar" junto.
Leve em consideração na hora de escolher uma escola Veja se é possível matriculá-lo no período da manhã, assim, ele tem a possibilidade de manter essa rotina do sono da tarde.
Interrompa a diversão Se a brincadeira ficar mais atraente que a soneca, a criança resistirá ao sono e o resultado será um final de dia difícil. Por isso, arrume uma maneira de interromper a atividade ou incluir nela a soneca de alguma forma. Que tal ler um livro para desacelerar, ou então brincar de pintar? Você combina com seu filho que as brincadeiras mais agitadas ficam reservadas para o fim da tarde.
(26.08.10)