* Cuidado com as propagandas recebidas por e-mail. Muitas podem ser falsas e levar o internauta a sites que se parecem com os mais famosos para compras online, mas na verdade são falsos e “roubam” os dados das pessoas
* Atualize sempre o sistema operacional, o navegador e os serviços de antivírus antispyware e firewall
* Ative a opção filtro de anti-spam do e-mail e entre no site de compras digitando diretamente o endereço no navegador
* Mantenha ativado o serviço anti-spam do e-mail. Ele evita vários golpes como o phishing, que é uma palavra em inglês usada para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantâneas, como o Live Messenger (MSN). O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros. O internauta fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus
* Confira em sites que comparam lojas virtuais a reputação do lugar onde você vai comprar. Além de métodos próprios de avaliação, esses sites têm espaço para comentários dos consumidores. Outra dica é consultar informações sobre a loja em páginas exclusivas para registros de reclamações
* Não compre em sites que não ofereça navegação e transação seguras. A imagem de um pequeno cadeado fechado exibido no rodapé do navegador é sinal de segurança, desde que você clique no objeto e confira o nome da loja e se a data de validade desse certificado de segurança ainda não expirou
* Fique de olho na política de privacidade das lojas virtuais e não compre em sites que não apresentem claramente a garantia de que seus dados, em hipótese alguma, serão repassados para outras empresas
* Desconfie de promoções com vantagens fora do comum
* Compre em sites que foram recomendados por amigos e parentes