Falta de espaço no disco ou HD fragmentado - Um disco rígido cheio – para o PC, um HD sem espaço é aquele que tem 20% ou menos de área livre – ou excessivamente fragmentado (pior situação é quando combina esses dois problemas) responde pela maioria dos casos de lentidão do PC, principalmente em sistemas que têm pouca memória RAM.
Defragmentar o disco deve ser feita em primeiro lugar. Para reorganizar o seu HD no Windows XP, clique em iniciar, Meu Computador e depois, com o botão direito do mouse no Drive C, selecione Propriedades. A seguir, selecione a aba Ferramentas e Desfragmentar agora.
Já o Vista, desfragmenta o disco rígido automaticamente. Se ainda assim continuar a lentidão do seu PC, utilize uma ferramenta de terceiros, como o MyDefrag.
Se o HD está ficando cheio e a desfragmentação não ajudar, pode ser que você precise tomar algumas decisões mais sérias. Antes de começar, faça um backup pois terá que eliminar coisas desnecessárias do disco rígido.
Feita a cópia de segurança, remova do sistema aplicativos que não utiliza mais. Depois, procure por arquivos duplicados; A seguir, verifique se não existem arquivos que, por sua natureza, podem ser armazenados em mídias portáteis – como DVDs ou CDs. Nesta categoria estão os dados que são bem pouco acessados.
Se mesmo assim ainda faltar espaço para o que realmente é importante, a solução se dará pela compra de um novo HD (externo ou não) com mais capacidade para substituir ou complementar o que o usuário já tem. Uma saída econômica é montar um HD externo.
Fuja de novos aplicativos - O software de computador parece ir de encontro à Lei de Moore: enquanto o hardware se torna mais rápido, os aplicativos se tornam mais lentos.
Cheque a segurança - Você pode dispensar a atualização do Office ou mesmo do Photoshop. Mas é necessário manter os aplicativos de segurança permanentemente atualizados para evitar riscos desnecessários.
Algumas das soluções integradas de segurança, como a da Norton e da McAfee, utilizam muitos recursos do PC e ampliam a exigência a cada nova atualização.Tais ferramentas podem mesmo tornar tudo muito lento, principalmente PCs mais antigos. Se for possível, considere adotar ferramentas mais leves (algumas até gratuitas).
Evite carga desnecessária de aplicativos - Os programas se segurança podem não ser os únicos responsáveis pelo mau desempenho do computador. Entretanto, tais ferramentas deveriam ser as únicas ferramentas a serem carregadas durante a inicialização do PC.
Muitos aplicativos que são instalados no computador inserem partes deles mesmos na lista de inicialização do Windows e isso tende a tornar o PC mais lento. Verifique o que está sendo carregado no momento do boot e elimine todo processo desnecessário.
O sistema pode estar infectado - Alguns tipos de malware prejudicam o desempenho do sistema. Para saber se este é o seu caso, primeiro faça a atualização da ferramenta de segurança. Pode ser necessário rodá-la a partir do disco de emergência.
Uma vez atualizada, fazer uma varredura completa para verificar e eliminar qualquer praga que possa existir.