Papel e a impressão – O papel legítimo é menos liso que o papel comum. A impressão apresenta relevo na figura da República (efígie), onde está escrito “Banco Central do Brasil” e nos números do valor da cédula.
Estrela do símbolo das Armas Nacionais - Olhando a nota contra a luz, o desenho das Armas Nacionais impresso em um lado deve-se ajustar exatamente ao mesmo desenho do outro lado.
Fibras coloridas – Ao longo de toda a cédula estão espalhados pequenos fios , nas cores vermelho, azul e verde, em ambos os lados.
Fio de segurança – Um fio de cor escura está embutido no papel da cédula. Ele pode ser facilmente visto contra a luz. Está presente em todas as cédulas, exceto nas de R$ 5.
Microchancelas - São as duas assinaturas – uma do Ministro da Fazenda, outra do Presidente do Banco Central do Brasil.
Semelhante a um marcador de texto, quando usada sobre a nota verdadeira o risco é claro ou incolor, quando é falsa a marca é escura, igual se você estivesse escrevendo com uma caneta normal em cima da nota.
Lâmpadas ultravioletas (ou Lâmpadas UV)
É um equipamento com luz ultravioleta, que faz com que se possa ver mais facilmente certas características, como a marca d’água por exemplo. Este é o equipamento mais eficiente para identificação de notas falsas, podendo ainda ser usado também para identificar RG, CNH e até mesmo Cartão de Crédito com características físicas de segurança.