O mestre chamou Rafi para dar-lhe uma importante missão: levar o melhor cavalo que possuíam no mosteiro e dá-lo de presente de aniversário ao rei. O Mestre disse a Rafi que anos atrás o rei veio até seu mosteiro e doou alguns potros e disse que quando eles estivessem crescidos, gostaria de revê-los.
- E, este dia Chegou meu caro Rafi! Levarás ao rei o melhor de nossos cavalos. Será um presente, um presente em agradecimento a sua bondosa doação ao nosso mosteiro. Arruma suas coisas e segue viagem ainda hoje. Deverás estar no castelo do rei amanhã ao anoitecer.
- Sim mestre, farei como pedes.
- Rafi cuida muito deste cavalo, ele é muito especial, eu mesmo cuidei dele até o momento presente. Não é um cavalo comum, é um cavalo extraordinário.
- Mestre, e se algo me acontecer? Afinal estarei sozinho nas montanhas!
- Não te preocupes com isso Rafi. Deixe para que Deus cuide de ti e do cavalo também. Ele estará contigo em todos os momentos, e qualquer coisa que não possa resolver sozinho, pede para que Deus te ajude e cuide das coisas por ti, entendeu?
- Sim Mestre. Cuidarei bem do cavalo e não te preocupes, estarei amanhã ao anoitecer entregando este cavalo ao rei.
- Está bem Rafi, que Deus te acompanhe e te proteja.
Rafi seguiu viagem ao lado do cavalo, que atendia pelo nome de Kim.
- Muito bem meu amigo Kim, vamos viajar!
- E assim, Rafi subiu e desceu montanhas ao lado de Kim, parando para deixá-lo comer e beber água. Começava a anoitecer, Rafi estava exausto!
- Muito bem, meu amigo Kim, vamos parar por aqui e vamos dormir. Teremos um dia longo amanhã e deveremos estar descansados.
Assim, Rafi armou uma pequena tenda e pôs-se a descansar, porém não conseguia dormir. Estava preocupado com o cavalo. Então lembrou-se das palavras de seu mestre e pediu a Deus que cuidasse do cavalo enquanto ele dormisse. Assim, Rafi relaxou e dormiu um sono profundo... Quando acordou pela manhã, o sol já estava alto. Assustou-se com o horário e tratou de levantar-se rapidamente. Quando saiu da tenda, não encontrou o cavalo. Correu para baixo, depois para cima, chamando pelo cavalo e nada! Procurou por Kim quase que o dia inteiro e não conseguiu encontrá-lo.
O cavalo havia desaparecido!
Completamente desesperado, sem conseguir acreditar no que estava lhe acontecendo, voltou ao mosteiro cabisbaixo e procurou pelo mestre:
- Mestre, o cavalo, desapareceu!
- Não posso acreditar em suas palavras Rafi! Como isto aconteceu?
- Quando anoiteceu, armei a tenda para dormir. Como de costume orei a Deus e pedi a Ele que nos protegesse, a mim e ao cavalo. Pedi para que ele cuidasse do cavalo, enquanto eu dormisse. E de manhã, o cavalo havia sumido!
- Rafi, você amarrou o cavalo em algum tronco antes de dormir?
- Não mestre. Não havia necessidade. Eu pedi a Deus que cuidasse do cavalo para mim.
- Rafi ouça com atenção: Deus cuida de todos nós e nos dá tudo que pedimos de coração. Mas Deus precisava de suas mãos para amarrar o cavalo.
Faze a tua parte, Deus precisa de ti!
Você espera que Deus faça tudo por você ou pede para que Ele te ajude a fazer?